Espetáculo com 80 músicos de quatro orquestras populares abre desfile no circuito Sérgio Bezerra na Barra à partir das 17h. |
Os grandes sucessos da Axé Music, ritmo que completa 30 anos de existência em 2015 e que é o tema do Carnaval de Salvador, vão ser apresentados de uma forma diferente para o público nesta quarta-feira (11), às 17h, na abertura do Circuito Sérgio Bezerra (Barra). É o Axé Orquestrado, que vai reunir no palco montado em frente ao Farol 80 músicos das quatro principais orquestras populares da cidade, comandadas pelos maestros Fred Dantas, Zeca Freitas, Paulo Primo e Sérgio Benutti. O prefeito estará presente na festa a partir das 18h30.
No repertório, canções que marcaram o ritmo que contagiou o Brasil e o mundo, como Prefixo de Verão, que abrirá o show, além de Berimbau, Raiz de Todo Bem, O Negrume da Noite e Baianidade Nagô, dentre outras. A apresentação será feita em revezamento e, ao final, todos os músicos executarão juntos três canções, incluindo oito vocalistas.
De acordo com o idealizador do projeto, o maestro Fred Dantas, a intenção é de obter, além do resultado imediato da reação do público, um resultado também cultural. “Vai desde o interesse das crianças sobre a leitura das partituras até a iniciativa louvável da Prefeitura em dar mais visibilidade às orquestras populares no Carnaval, como uma valorização de um patrimônio desta cidade. Afinal de contas, as orquestras na folia surgiram muito antes dos cantores e artistas baianos que conhecemos hoje”, salienta.
História - O maestro também revela uma curiosidade sobre o ritmo balzaquiano. “Quando a Axé Music foi surgindo, grandes músicos de orquestras, com formação inclusive na Universidade Federal da Bahia, foram chamados para compor as bandas. O músico Cesário Leone, por exemplo, até hoje trabalha com Daniela Mercury como diretor musical. Até pouco tempo, o criador da Orkestra Rumpilezz, Letieres Leite, era o arranjador das canções de Ivete Sangalo. Com o tempo, os arranjos foram ficando cada vez mais refinados. As canções Rapunzel e Ilê Pérola Negra, por exemplo, possuem arranjos bastante sofisticados, difíceis até”, conta. E ambas as canções também estarão presentes no Axé Orquestrado, para conferência e deleite do público.
Bandinhas – Logo em seguida ao Axé Orquestrado, 28 bandas desfilarão pelas ruas da Barra, a partir das 19h. Durante o evento, milhares de foliões vão acompanhar os grupos de sopro e percussão no Circuito Sérgio Bezerra, que vai do Farol até o Morro do Cristo. Dentre as atrações estão o Habeas Copus, Xupisco, Bloquinho, Alvará de Soltura, Come Lixo e 100 Comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário