Divulgação com parte dos indicados | Arte: Dundun Artes |
O Instituto Afoxémaior celebra o mês da consciência negra com o lançamento do “Prêmio Sorriso Negro”, condecoração concedida pelo Instituto Afoxémaior à pessoas que se destacam na sociedade em suas atividades, tendo como norte a estética negra, nas mais variadas formas de expressão.
Entre os indicados estão nomes como o multi-artista Carlinhos Brown, J. Velloso, a cabeleireira Negra Jhô, o babalorixá Pai Pote, D. Nicinha do Samba de Santo Amaro, o artista plástico Ed Ribeiro, o repentista Bule-Bule, Alberto Pitta presidente do Bloco Cortejo Afro e as cantoras Márcia Short e Juliana Ribeiro, dentre outros.
“O Prêmio Sorriso Negro foi criado pelo Afoxémaior como uma forma de reverenciar os profissionais atuantes nas mais diversificadas áreas, tendo como principal característica o destaque deste profissional perante a sociedade e a valorização da cultura negra da Bahia através da sua obra”. Pontua Agnoell Djymbê, Vice-Diretor do Instituto Afoxémaior.
UM POUCO MAIS SOBRE O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Nenhum comentário:
Postar um comentário