Foto: Edgar de Souza |
O 'Bembé do Mercado', evento tradiconal de celebração à abolição da escravatura, ocorre nesta quarta-feira (13), no município de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano.
Patrimônio imaterial da Bahia, a comemoração destaca memórias de resistência de pessoas negras que foram escravizadas.
Patrimônio imaterial da Bahia, a comemoração destaca memórias de resistência de pessoas negras que foram escravizadas.
A abertura das atividades será às 5h, por meio de uma alvorada e preceitos no Barracão do Bembé, que está localizado na Praça Municipal. Já por volta das 15h, o local recebe o seminário intitulado ‘África Mãe Ancestral’, que será acompanhado de apresentações culturais e posse do Conselho Gestor do Bembé, composto por representantes de povos de terreiros, do poder público e de universidades, e do diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos de Oliveira.
Também serão lançados no evento a nova edição do livro 'Festa do Bembé', que tem mais de 170 imagens entre fotografias, mapas e infográficos, e um videodocumentário com depoimentos de participantes e organizadores da festa, ambos produzidos pelo IPAC.
Às 21h, tem início o 'Xirê', palavra Yorubá que significa roda ou dança utilizada para reverenciar e festejar os Orixás. As celebrações seguem no domingo (17).
Entre as presenças já confirmadas no evento deste ano estão o ministro da Cultura, Juca Ferreira; a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado; e os titulares da Secult e Sepromi, Jorge Portugal e Vera Lúcia Barbosa.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário