Um mercado capaz de gerar oportunidades para pequenos negócios da economia criativa irá abrir as portas todos os domingos, a partir do dia 14 de dezembro, em Salvador. O Mercado Iaô irá funcionar na área externa da antiga Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima, na Ribeira, e é um projeto da Organização Social Fábrica Cultural, que há 10 anos atua na Península de Itapagipe, e tem como presidente a cantora Margareth Menezes.
O espaço traz a proposta de funcionar como um centro de economia criativa, artes e entretenimento para os moradores de Salvador, com reflexo no turismo cultural baiano. O Mercado Iaô irá ocupar um casarão de 7 mil m², com a reunião de expositores de artesanato, moda, decoração, gastronomia, antiguidades, literatura, artes plásticas, música, entre outras linguagens artísticas. Juntos, eles irão compor uma proposta inédita de ocupação criativa de um espaço que, futuramente, se tornará a nova sede da Fábrica Cultural.
Casarão
A ideia é que, no futuro, o Mercado Iaô impulsione a captação de recursos para a reforma do casarão, cedido pelo governo do estado para a Fábrica, e o casarão torne-se um centro de referência em cultura para a cidade, propondo um novo olhar sobre a Cidade Baixa. “Queremos tornar possível que o casarão vibre em arte, cultura, consciência e transformação para o povo da Península de Itapagipe e de Salvador. O Mercado Iaô nasce como embrião de algo que deve se tornar muito maior”, comentou Margareth Menezes. Ela assina a direção do espaço artístico cultural do mercado, que propõe um repertório diversificado de música, dança e manifestações culturais a cada domingo.
Entre as inúmeras atrações do Mercado Iaô, estarão 50 expositores de artesanato que têm em comum a inspiração na identidade da Bahia; uma ala de gastronomia com 20 expositores, entre restaurantes e chefs de cozinha; um espaço infantil onde acontecerão atividades formativas, como contação de histórias; e um espaço artístico cultural, onde acontecerão apresentações de música, arte, teatro e poesia, com destaque para as atrações musicais principais que sobem no palco entre 16h e 18h30.
O mercado tem patrocínio da GVT, Coelba e do governo, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura.
O projeto conta com parceria de gestão de espaço compartilhada com o Detran, e apoio do Sebrae, Instituto Mauá, Bahiatursa e Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Matos.
Informações sobre inscrições:
Fábrica Cultural: (71) 3312-4393/ 3316-1644
Site: mercadoiao.org.br (a partir do domingo, 14)
E-mail: assessoria@fabricacultural.org.br
Facebook: www.facebook.com/MercadoIao
Matéria original: Revsta B +
Nenhum comentário:
Postar um comentário