terça-feira, 22 de julho de 2014

07 DE SETEMBRO TEM CARURÚ SOLIDÁRIO NO NOSSA SENHORA EM PROL DO NACCI

Obra de Maria Adair
Afim de ajudar as crianças do NACCI e comemorar seus 30 anos de cozinha, o Chef Murilo Brocchini irá realizar o seu tradicional carurú. Os convidados terão direito a uma camiseta estampada com uma obra de Nadia Taquary, a Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Kátia Guzzo foi convidada pelo seu amigo Murilo e será a madrinha do evento beneficente.

O início será marcado com o delicioso carurú, que tem como madrinha a jornalista baiana Kátia Guzzo e no final da tarde um show Acústico com músicos da terra.

Aproveitando o clima de festa, Murilo também irá oficializar o pátio externo com a placa "Laje Lu Almeida"!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

“GUIBAI (Guitarra Baiana)” - o novo CD de Armandinho Macêdo


Gravado em três etapas, Sesc Belenzinho (São Paulo), Unidade Móvel Pé na Areia (Salvador) e no Teatro Rival Petrobrás (Rio de Janeiro) em 2013, o disco recebe o selo da gravadora Biscoito Fino, com direção musical de Yacoce Simões e composto por 12 faixas, sendo duas delas com participações especiais do Maestro Spock na música “Dança do Tempo” , do guitarrista David Moraes na música “Taiane” e Nicolau Krassik na música “Pororocas” ... 

O disco recebe o nome do instrumento batizado por Armandinho. Derivado do antigo Pau Elétrico, criado pela dupla ‘Dodô e Osmar’, a Guitarra Baiana recebeu mais uma corda e um mestre, que com atrevida maestria e inconfundível identidade apresenta performances surpreendentes que vão desde o rock ao chorinho, do frevo ao jazz, engrandecendo a MPB. 

GARANTA O SEU! JÁ Á VENDA! 
EMAIL : midiassociais@armandinhomacedo.com.br 
CONTATO: Margô Carvalho 
(71) 9989-6801 (vivo) 
(71) 9331-1070 (Tim) 
(71) 8502-1599 (Oi)

SEXTA 01 DE AGOSTO TEM O PROJETO AJEUM DOS DEUSES COM AGNOELL DJYMBÊ CRIOULO NO DECK DO CHE LAGARTO!!!


Para a noite da segunda edição do projeto o artista prepara uma decoração toda especial, trazendo para os seus convidados um banquete com comidas típicas da região de Minas Gerais, Sudeste do Brasil. O cardápio ainda é segredo, agora é só aguardar para se deliciar nos sabores da cozinha mineira.


A culinária de Minas Gerais talvez seja a que concentra a maior diversidade de pratos no Brasil, pois em cada região do estado há uma comida típica diferente, com ingredientes encontrados com fartura no meio rural. Quase todos os pratos da cozinha mineira contam com legumes, frutos ou tubérculos nativos. Há dois pratos que se destacam, oferecidos nas mesas de todas as casas mineiras, principalmente no interior: o Angu, muitas vezes confundido com a Polenta do sul mas que tem sua própria história, e o Feijão tropeiro.


Ajeum significa banquete em Yorubá, um dialeto africano. A palavra ajeum transcende o simples ato de comer, aborda questões antropológicas, sociais e gastronômicas, com direito a uma receita ou outra. É quando a família se reúne e compartilha a refeição, momento sagrado em que conversam, divertem-se e principalmente deliciam-se com a refeição.


2ª. EDIÇÃO DO PROJETO AJEUM DOS DEUSES
CULINÁRIA TÍPICA DE MINAS GERAIS
01 DE AGOSTO DE 2014 - 20H.
NO DECK DO CHE LAGARTO
Av. OCEÂNICA, 84 - B - BARRA
SALVADOR. BAHIA
Inf.: 3235 - 2404

Edição brasileira do Tomorrowland é confirmada para maio de 2015


Um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo será realizado no Brasil em maio de 2015. Nos dias 1, 2 e 3, o Tomorrowland desembarca na cidade de Itu, em São Paulo, trazendo mais de 150 artistas, que vão se apresentar em seis palcos espalhados em uma área de 1,2 milhões de metros quadrados. O anúncio oficial do evento foi feito neste domingo (20) e confirma a notícia que já circulava desde o último dia 15 de julho. 

Os pré-registros para compra de ingressos já pode ser feitas através do site oficial do evento. As vendas, de fato, serão iniciadas no dia 6 de setembro. No primeiro lote de vendas, os ingressos para a festa custarão R$ 299 (um dia) ou R$ 699 (passaporte para os três dias). As atrações devem começar a ser divulgadas em agosto. 

Em Itu, o evento acontecerá na Fazenda Maeda, mesmo local que recebeu o festival SWU. Também haverá uma área de acampamentos para os frequentadores, que pode adquirir pacotes de estadia na hora da compra do ingresso. Os palcos poderão reunir públicos de três mil a 35 mil pessoas. As empresas ID&T Brasil e Plus Talent estão organizando o evento no Brasil. 

Reportagem iBahia

"O RETORNO DE LUZIA". PRODUTORA DESEMBARCA EM SALVADOR COM FESTA


Uma verdadeira festa se dará na próxima quinta (24/07), à partir das 21h na Butik Gourmet, na Marquês de Leão, na Barra. A chef Hellen Pacheco abre as portas da sua casa para receber a comitiva do Carnaviena, da Áustria em Salvador O motivo da festa é o “RETORNO DE LUZIA” as terras brasileiras.

A empresária e produtora cultural Luzia Moraes desembarca de mais uma viagem internacional, desta vez a musa foi produzindo o Carnaviena, na capital da Áustria.

O Chef paulistano Cleber Chiovetto, que deu o nome ao evento prepara um creme de abóbora ao queijo gorgonzola, acompanhado de uma versão austriaca de pães com Alecrim.


Para beber o tradicional “Blody Luzia”, drink criado por Hellen Pacheco em homenagem a produtora. Uma mistura de doce, salgado e apimentado para brindar a vida!



A produção fica por conta de Nilma Costa e do cantor Agnoell Djymbê Crioulo que ficou encarregado de chamar os convidados. “Vamos fazer uma festa ao seu nível, simples, com muita alegria e convidados queridos, iremos convocar os amigos músicos para um possível Sarau, acho que ela vai se amarrar”. Revelou.

As comemorações continuam dia 29 de Julho, terça, no Rio Vermelho, na famosa Comidinha de Panela da Casa da Mãe, Stella Maris manda avisar que o Sarau será em homenagem a Luzia e a noite leva o nome de "Sinfonia Luzia".

domingo, 13 de julho de 2014

BAIANOS LEVAM O FORRÓ DA BAHIA PARA AS RUAS DA ÁUSTRIA


Viena Celebra Brasil Diversidade. Esse é o tema do Carnaviena, festival da diversidade cultural brasileira, que será realizado de 17 a 19 de julho na cidade de Viena, capital da Áustria.



Por este motivo o forró foi o estilo escolhido para celebrar o Carnaviena em 2014, evento que acontece em uma das avenidas mais importantes da cidade, a Maria Hilfestrassede, com a banda Flor Serena, comandada pelo cantor Verlando Gomes.


Uma realização da Abrasa (Associação Austro-Brasileira) para o desenvolvimento da Cultura, da Educação e Integração Social. Dirigida por sua fundadora presidente, a empresária baiana Queila Rosa.
Produção Luzia Moraes.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

NOITE PARA CLEMENTINA: TRANS FORMANDO QUELÉ


Tributo chega a sua terceira edição e abre a Semana da Mulher Negra, com Juliana Ribeiro, Grupo Barlavento e convidados. O Cine Teatro Solar Boa Vista será mais uma vez palco da noite em homenagem a Clementina de Jesus. Dia 19 de julho, a partir das 18h30, Juliana Ribeiro e Grupo Barlavento serão os anfitriões da festa que terá exibição do filme de Werinton Kermes, muitos artistas do samba baiano e performances transformistas para saudar a Diva em seu 27º aniversário de morte. 

O evento calendarizado abre a Semana da Mulher Negra promovida pelo espaço cultural da Secretaria de Cultura da Bahia, situado no Engenho Velho de Brotas. A noite de sábado no Solar Boa Vista será iniciada com a exibição do filme Rainha Quelé, que tem a participação de grandes nomes da música brasileira como Martinho da Vila, Leci Brandão e Paulinho da Viola. Em seguida, o Grupo Barlavento sobe ao palco para apresentar os sambas de roda do seu mais novo show, Mariscada na Roda, e recebe Juliana Ribeiro para cantarem juntos clássicos do repertório de Clementina. Juliana pega o bastão de ouro e segue convidando outros artistas para cantarem em homenagem à vida e obra de Quelé.

A cantora e pesquisadora, que assina a direção artística do evento em sua terceira edição, convida também ao palco três artistas transformistas para performances surpreendentes e aposta na inovação para perpetuar as tradições. “A beleza de Clementina está em sua capacidade de trazer a ancestralidade da canção afro-brasileira para a contemporaneidade e continuar emocionando nos dias atuais”, enfatiza a idealizadora do tributo. 

Transformando Quelé promete ser uma noite multiartística com muito samba, corimas, jongos, pontos, cinema, performances e encontros memoráveis. Juliana e Barlavento dividem o palco com Grupo Botequim, Walmir Lima, Mazzo Guimarães, Luciano Bahia, Sambatrônica, Edil Pacheco, Vércia Gonçalves, Carlos Barros, Lia Chaves, Rita Bráz, Glória Terra, Chita Fina, Marília e Sueli Sodré, Tonho Matéria e Grupo Tapuia. 

Além dos artistas transformistas Valerie O’ hara, Fera Sunshine e Afonso Oliveira. 

SERVIÇO “NOITE PARA CLEMENTINA: TRANS FORMANDO QUELÉ”
Homenagem aos 27 anos de morte de Clementina de Jesus 
Quando: 19 de julho de 2014 
Horário: 18h30 
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas)
Entrada: Gratuita (os artistas estarão recebendo a doação voluntária de 2 pacotes de leite em pó para ajudar o Projeto Salvador, instituição beneficente situada na Estrada de São Lázaro) 

PROGRAMAÇÃO 

18h30 - Filme Rainha Quelé, do diretor paulista Werinton Kermes; 19h30 – Mariscada na Roda (Samba de roda); 20h30 - Juliana Ribeiro, Grupo Barlavento, Performances Trans e Convidados. 

OS ANFITRIÕES 



JULIANA RIBEIRO 

Juliana Ribeiro é uma artista expoente no cenário da música da Bahia. Neste Verão de 2014, foi nome marcante na programação cultural da cidade. Esteve à frente do projeto Amarelo-Verão, que, realizado pelo terceiro ano consecutivo, reuniu um público numeroso no Largo Pedro Archanjo, em cada um dos três sábados que levou música, teatro e dança ao Pelourinho, além de diversos artistas convidados.

No Carnaval, Juliana Ribeiro foi atração da folia como puxadora dos blocos Milenar e Sowetto e desfilou ao lado de Riachão na Mudança do Garcia. A artista também brilhou no palco do Largo do Pelourinho na terça-feira do Carnaval, à frente do projeto Pipoca Black, ao lado de Márcia Short e Érico Brás. 

De musicalidade inquieta e atuante, foi indicada, em 2012, ao 23° Prêmio da Música Brasileira na categoria melhor álbum com seu CD de estreia, Amarelo. Além de formação técnica em canto lírico pela UFBA, a artista cursou também a Faculdade de Canto Popular da UNICAMP. 

Assim revelam-se os doze anos de carreira da cantora, compositora e historiadora baiana que direciona sua trajetória através da pesquisa musical, focada nas manifestações culturais. 



GRUPO BARLAVENTO 

Fundado em 2007 por Davizinho de Mutá e Hamilton Reis, após o término do Grupo Barravento, que durou aproximadamente 15 anos, o Grupo Barlavento tem como proposta principal divulgar e preservar o autêntico samba de roda baiano. 

Os artistas acabam de lançar seu mais novo single – Quintal do Miranda, título do próximo trabalho que se encontra em fase de pré-produção e terá a direção musical de Jonga Lima e Júlio Caldas. Mariscada na Roda é o show do segundo trabalho autoral do grupo. As canções genuínas tratam da alegria nas rodas-de-samba, das comidas típicas da baía de todos os santos ou descrevem cenários à beira mar que contam histórias do cotidiano de uma vila de pescadores. Toda a riqueza cultural de uma região temperada em bem-sucedidas composições e cantigas seculares.

terça-feira, 8 de julho de 2014

SAMBA SOLIDÁRIO REUNE ARTISTAS E PERSONALIDADES PARA FALAR E CANTAR O SAMBA DE SALVADOR

Cantor baiano Ninha

O evento é promovido pela OE produções e pelo Curso de organizadores de eventos do Senac e irá reunir diversos artistas em torno de um bate papo interativo com música sobre o samba de Salvador. A apresentação fica por conta do ator baiano Lyu Arisson. 


Ator Lyu Arisson na apresentação do evento


A celebração antecipa as comemorações de dia do samba e reúne nomes como: Jota Zô, Ninha, Clarindo Silva, Agnoell Djymbê Crioulo, Grupo Pinta Black, Neto Bala, Reinaldo, dentre outras entidades do Samba. 


Mestre Clarindo Silva, o prefeito do Pelourinho


Para celebrar mais uma vez o encontro, criamos o samba Solidário, cujo tema aglutinador e de gosto pessoal de seus idealizadores, através de uma ação beneficente revestida para a instituição filantrópica IBCM – que cuida de crianças soropositivas - contará com um bate-papo interativo com música, uma das ações que não só antecipa as comemorações do dia e caminhada do Samba, como também reforça sua importância como instrumento de cidadania e entretenimento. 


O cantor e compositor Agnoell Djymbê Crioulo canta Batatinha e Riachão no evento.


A necessidade de criação de mais espaços em circuitos de carnavais, entidades que representem o Samba em Salvador é um dos aspectos pelo qual acontecerá o debate e música nesse encontro. Também uma reflexão mais crítica sobre principais veículos de comunicações da região em relação a divulgação e visibilidade, criação de projetos permanentes com o ritmo nas suas inúmeras vertentes. Além de demonstrar que esse tipo de acontecimento tão natural e enraizado em Salvador, deve ser celebrado como forma de resistência de uma memória ancestral. Porque segundo a tese de mestrado (CARVALHO, 2006) o samba foi um dos principais elementos de construção de uma sólida tradição negra na Bahia. Um símbolo do patrimônio cultural dos negros que era transmitido de diferentes maneiras e situações sempre incorporando elementos de cada época. 

Sambista Neto balla
Radialista Jota Zô


E essa prática musical foi uma das características mais expressivas da cultura popular e negra de Salvador, prática que se manifesta na criação de ritmos, melodias e versos, cantigas de roda e que alimentava de diversas oportunidades de encontros coletivos.

CARLA VISI NA ESPANHA

Foto de Marcelo Souza
'Bahia en España' contará com show de Carla Visi, apresentação de capoeira, exposições e exibição de documentário. 

Carla Visi se apresentará no encerramento do projeto Começa hoje, na cidade de Valência, na Espanha, o projeto Bahia en España, que até o dia 11 vai promover no país a cultura, a arte e a produção científica da Bahia. 

O evento, que é realizado pelo Instituto de Educação Brasil Espanha e tem apoio do Instituto ACM, irá promover oficinas de arte, conferências acadêmicas, exposições, atividades culturais e atividades de criação, formação e divulgação da produção científica no Brasil.