No embalo da semana de comemorações pelo "Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e caribenha, (25/07), a artista Juliana Ribeiro lança, no próximo dia 21 de julho, às 19h30, o seu clipe "Preta Brasileira", que será exibido em primeira mão em evento multiartístico, na Saladearte Cinema do Museu, no Corredor da Vitoria, com duas sessões de exibições e uma programação que inclui sarau e depoimentos.
Para o evento, as dez participantes do projeto audiovisual serão convidadas a contar suas experiências com o clipe, que tem como tema o cotidiano da mulher negra brasileira. Após a exibição, haverá bate papo a partir dos testemunhos e, após uma segunda exibição, pocket show na área externa com participações de improviso em formato de sarau. O café da Saladearte estará funcionando com cardápio especial.
O projeto do clipe “Preta Brasileira” nasceu do convite do diretor de audiovisual Fábio Vaz e da jornalista e produtora Renata Menezes, sendo pensado a partir de nove mulheres e uma criança, todas negras, mestiças, brasileiras e que passam pelas mesmas questões abordadas na letra da canção.
Participaram da gravação mulheres fortes e atuantes como Olívia Santana, Luciana Embilina, Sueide Kintê, Adriana Quintanilo, Desembargadora Luislinda Valois, Flávia Botelho, Hávata West, Sofia Matos (9 anos), Samira Soares e a fã da compositora, Larissa Ferreira, ganhadora do concurso para participar do clipe.
“Em 2015, recebi o convite de Fábio e Renata, que chegaram com a proposta de um clipe de arte, e não só promoção de música, a fim de explorar as diversas possibilidades do audiovisual.
O show já havia sido lançado, mas foi a partir desse impulso que a musica foi gravada também com esta finalidade", conta Juliana.
A canção “Preta Brasileira” fala da mulher negra brasileira e todas suas questões cotidianas, tudo com irreverência e sarcasmo, tendo como inspiração a vivência da própria artista. “Inclui as cantadas machistas, o racismo diário na loja do shopping, e a dificuldade em tirar um simples passaporte sem passar pelo preconceito. Após participar do filme Go Go Brazil, de Spyke Lee, sonhei com a música inteira”, conta a artista.
O clipe conta com apoio fotográfico de Sidney Rocharte e foi gravado no estúdio do Coletivo Ousar, que fica no bairro do Santo Antonio Além do Carmo. Quem levar um pendrive poderá ter o clipe gravado no dia do lançamento. No dia seguinte, o musical também estará disponível nas redes sociais de Juliana Ribeiro.
Mais Juliana
Juliana Ribeiro é uma artista expoente no cenário da música brasileira. Dona de uma aplaudida performance de palco e admirada pela bela voz, Juliana também é compositora e surpreende quando faz da música um veículo de divulgação da pesquisa como historiadora e mestre em Cultura e Sociedade, que desnuda as origens do samba. Por ela, a origem do samba é narrada através da própria música.
Em “Na Batucada da Vida, seu mais recente show, ao lado do pianista clássico e diretor teatral Fernando Marinho, Juliana faz uma bela homenagem à obra de Ary Barroso, assumindo o pandeiro e se notabilizando como uma grande intérprete.
O show acaba de passar pelo Rio de Janeiro, onde foi muito bem aceito e levou Juliana a participar do Programa Sem Censura da TV Brasil em que foi entrevistada por Leda Nagle.
Serviço:
O quê: Lançamento do clipe “Preta Brasileira”, de Juliana Ribeiro
Quando: 21/07 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Onde: Saladearte Cinema do Museu - Corredor da Vitoria
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário