Nesta terça (01-07), tem o lançamento do Projeto "Ajeum dos Deuses" do cantor e compositor Agnoell Djymbê Crioulo, no deck do Che Lagarto Salvador, às 20h. O evento é para convidados. O anfitrião prepara um banquete em homenagem a África e a Bahia com iguarias da culinária afro-baiana e momento de degustação com acarajés abarás e caipirinha.
Na tarde de hoje ele passou pela loja By Yosh, no Porto da Barra para prova da T-shirt que irá usar no evento.
Ajeum significa banquete em Yorubá, um dialeto africano.
A palavra ajeum transcende o simples ato de comer, aborda questões antropológicas, sociais e gastronômicas, com direito a uma receita ou outra. É quando a família se reúne e compartilha a refeição, momento sagrado em que conversam, divertem-se e principalmente deliciam-se com a refeição.
Vale lembrar que amigos sempre são bem-vindos. Como não poderia ser diferente no Brasil tudo se mistura: Italiana, Francesa, Espanhola, Portuguesa...enfim "um samba do criolo doido!!!"
Aproveite seu Ajeum, afinal esse é um momento de alegria!
Na ocasião vamos homenagear o Brasil e a África, o prato será composto por algumas guarnições e um prato principal da culinária afro-baiana, veja alguns deles: Arroz ao leite de coco (Yemanjá), Omolocum (Oxum), Banana frita (Oxumaré), Amalá (Xangô), vatapá (Yansã), Padê (Elegbara), MOQUECA E XINXIN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário