Na letra da música "Ventila Salvador" o compositor AGNOELL cita diversas culturas com a identidade da Bahia, não só de Salvador, mas, também tradições do Recôncavo baiano como a Barquinha, a Chegança e a Marujada. As personalidades homenageadas na obra são a baiana CIRA do acarajé, CLARINDO SILVA com a sua boêmia CANTINA DA LUA e o cantor ROBERTINHO CHAVES, fundador da famosa LAVAGEM DE LA MADELEINE.
Entre os bairros da capital baiana citados na canção estão o Pelourinho, Itapuã, o Bomfim e a Liberdade.
A Cantina da Lua foi o ponto de referência da efervescência cultural da Cidade da Bahia e de luta pela preservação e consolidação do Pelourinho como patrimônio arquitetônico da humanidade.
Fotos: Google |
O Iphan tombou a secular tradição do acarajé. O que antigamente foi uma oferenda dos Orixás, agora é motivo de orgulho de todos os brasileiros, principalmente os baianos.
Todos tão importantes para a perduração da nossa cultura, assim como, Robertinho Chaves esse baiano que há 12 anos transforma as ruas de Paris em uma verdadeira celebração da cultura de lavagens, unindo e representando as celebrações das festas do Nosso Senhor do Bomfim, em Salvador e de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro.
Foto: Luzia Moraes |
Confira a letra na íntegra no Vagalume.
Crédito da foto de Agnoell: Lara Lins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário