quinta-feira, 24 de maio de 2018

ENCONTRE-$E: PRACATUM REALIZA 1º. ENCONTRO DE CONVERSAS MUSICAIS NESTA TERÇA 29 NO CANDYALL GUETTO SQUARE

Na próxima terça-feira, 29, acontece no Guetho Square, o “Encontre-$e I Encontro de Conversas Musicais”, composto por painéis e palestras voltados para profissionais da cadeia produtiva da música.

O evento vai debater o desenvolvimento musical atual, discutindo formas autônomas de traçar o próprio futuro artístico, com participantes como o rapper Rashid e o músico Manno Góes.

A ação é da Pracatum Escola de Música e Tecnologias e faz parte das atividades financiadas através do edital Espaços Culturais Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos - Prefeitura Municipal de Salvador. O “Encontre-$e I Encontro de Conversas Musicais” nasce como resultado de uma proposta integradora dos cursos de Produção Cultural, Gestão em Mídias Sociais e Designer Gráfico promovidos pela Pracatum, sendo seus alunos os realizadores - assinando a criação da marca, a divulgação nas redes sociais e a produção do evento -, com orientação da professora e produtora cultural Piti Canella.

Além das palestras, haverá pocket show de um artista convidado e uma rodada de negócios que tem como objetivo reunir empresas de vários segmentos e portes para criar novas oportunidades de negócios exclusivos, aproximando-as e fortalecendo o associativismo entre artistas e empresários do ramo da música (ver abaixo programação completa).

Os interessados podem realizar gratuitamente as inscrições através do link https://bit.ly/2s3Bwe5, mediante preenchimento de formulário. Só serão consideradas válidas as inscrições com todos os campos do formulário preenchidos. O evento acontece das 14h às 19h, com vagas limitadas.

Rapper Rashid lança livro – O Encontre-$e I Encontro de Conversas Musicais culmina com um momento especial à altura da efervescência do evento. Às 19h, acontece, também no Guetho Square, o lançamento de Ideias que rimam mais que palavras – Vol. 1, primeiro livro de autoria do rapper Rashid, conhecido pelo bom uso das palavras e pela eloquência que dá ao rap nacional há mais de 10 anos. Ser afiado na rima ficou claro desde as primeiras vivências musicais na rua, palco onde desenvolvia sua escrita e flow enquanto passava pelas mudanças do amadurecimento pessoal e avançava em sua carreira como artista. Como um diário de bordo, o livro conta a história do Rashid sob outro viés, o dele mesmo. Em primeira pessoa, ele revisita as letras de canções de seu repertório enquanto reconta sua trajetória com detalhes até o ano de 2014, pouco depois de conseguir alcançar o primeiro milhão de seguidores nas redes sociais (feito notável para um artista independente naquela época).

Pracatum Escola de Música e Tecnologias - A Pracatum Escola de Música e Tecnologias é um eixo da Associação Pracatum Ação Social e utiliza estratégias metodológicas que auxiliam o desenvolvimento musical e cidadão dos alunos, buscando, para além do ensino teórico, desenvolver uma atitude responsável, solidária e cidadã. Fundada em 1999, a Pracatum Escola de Música e Tecnologias traz como foco do seu trabalho o ensino profissionalizante no campo musical. Sendo um espaço de aprendizagem já reconhecido no cenário baiano, a escola já formou cerca de 2 mil jovens de Salvador e região metropolitana.
Desde a sua fundação, a Escola vem desenvolvendo um papel importante nas áreas cultural e educacional, oferecendo cursos de qualificação profissional, palestras, pesquisas, workshops e festivais de música, proporcionando aos alunos as mais diversas vivências e intercâmbios, atendendo a um público heterogêneo e multicultural dos mais variados lugares do país e do mundo.

Boca de Brasa – Desde 2013, a Fundação Gregório de Mattos desenvolve ações que visam à promoção e produção cultural pelos diversos pontos da cidade, no intuito de descentralizar as atividades em Salvador. Criado em 1986, o projeto Boca de Brasa busca fomentar a cultura na periferia, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana. Em 2013, a ação recebeu um novo formato, que contempla oficinas gratuitas de diferentes áreas artísticas, bem como formação de gestores. Até 2016, foram realizadas 21 edições, com público total de 42 mil pessoas, 120 oficinas realizadas e 2.300 agentes culturais atendidos em 20 bairros. Em 2017, a FGM lança o edital Espaços Culturais Boca de Brasa, concedendo aporte financeiro a três propostas voltadas ao aprimoramento, dinamização e/ou ampliação das atividades artístico-culturais desenvolvidas em espaços culturais já existentes.

| SERVIÇO |
Encontre-$e I Encontro de Conversas Musicais
Local: Candyall Guetho Square
Data: 29 de maio
Horário: 14h às 19h I
Inscrições: https://bit.ly/2s3Bwe5
Vagas limitadas: 100
Entrada franca

PROGRAMAÇÃO
14h a 14h30 – Abertura / Credenciamento
14h30 as 16h – Palestra sobre Gerenciamento de carreira | Como cheguei até aqui. Convidados: Rashid, Dany e Vince Athayde
16h30 às 18h – Palestra da composição para as plataformas digitais | Temática sobre Direito Autoral. Convidados: Manno Góes, Márcia Bitencourt e Maruscha (BTRtrax)
18 às 19h – 1ª Rodada de negócios da música de Salvador.

terça-feira, 8 de maio de 2018

EDFERRER E GENTE QUE BRILHA REALIZAM ENCONTRO CULTURAL NO BEMBÉ DO MERCADO


Atenção amigos, no próximo dia 12/05 (sábado) todos os caminhos levam a Santo Amaro da Purificação e a festa do Bembé do Mercado.

Logo a partir das 14h teremos a tarde de autógrafos do livro *Bembé do Mercado* da grande produtora e agitadora cultural Luzia Morais, ainda neste período ocorrerá o encontro *Gente que Brilha* que terá show musical, com nomes como Viva Varjão, Lia Chaves, Marcio Dubeó, Sodré Mari, exposição fotográfica de Edson Ferreira e na culinária comidas típicas do Recôncavo. 

Estaremos próximo do barracão, tudo isso com a benção de Pai Pote e da comunidade Afro descendente. 
Salve Santo Amaro!!! Salve samba-de-roda!!! Mestre Besouro!!! Salve Canô!! Salve Luzia Morais!!!

Santo Amaro: Fórum debate plano de salvaguarda do Bembé

Foto: Murillo Pereira
De 10 a 11 de maio, o teatro Dona Canô, na cidade de Santo Amaro, localizada no Recôncavo Baiano, será palco do “Iº Fórum de Fortalecimento do Bembé do Mercado de Santo Amaro – Processos para a construção das Diretrizes do Plano de Salvaguarda”. A ação, uma iniciativa da associação dos terreiros de candomblé da região, visa promover a conscientização sobre a importância da preservação da manifestação cultural Bembé do Mercado, que este ano comemora 129 anos de existência. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), responsável pelo registro do Bembé do Mercado como Patrimônio Imaterial da Bahia, decreto estadual nº 14.129/2012, foi convidado para participar do fórum e será responsável por discutir o ‘plano de salvaguarda’ do Bembé. 

De acordo com a gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC, Nívea Alves, trata-se de uma ação com metas, objetivos, regras e ações de proteção a curto, médio e longo prazo que será construída e pensada em conjunto, pelos proponentes e sociedade civil. 

“O nosso objetivo é contribuir para a continuidade e sustentabilidade dessa importante manifestação. Será também um momento importante para que a gente fale sobre o processo de registro do Bembé como patrimônio cultural do Estado”, destaca Nívea. Para o líder religioso do terreiro Ilê Axé Oju Onirê, Pai Pote, que participa da festividade Bembé do Mercado há, pelo menos, 30 anos, a realização deste fórum já era um anseio de muito tempo. “As pessoas devem ter o conhecimento que o Bembé, para além de um candomblé de rua, é um sinal de resistência, é a afirmação do povo negro. Esse fórum vem fortalecer e consolidar essa manifestação que deve ser passada de geração em geração, a nossa expectativa é de um público de aproximadamente 500 pessoas”, explica Pai Pote.

Além de palestras, o fórum também reunirá exposições, grupos de trabalhos e apresentações artístico-culturais. Confira a programação:
10 de Maio de 2018 
08:hs Credenciamento – Boas Vindas 
09h Solenidade de abertura/ Mesa de Abertura 
09h30 Palestra: O Processo de Registro Estadual do Bembé do Mercado: As ações do IPAC. 
10h Palestra: Direitos Humanos e Igualdade Social e o povo de santo, SEPROMI. 
10h30 Palestra: Ações de Salvaguarda de Terreiro de Candomblé – IPHAN. 
11h Plenária inicial 
12h Almoço 
14h Formação dos Grupos de Trabalhos 
17h30 Sistematização das discussões dos Grupos de Trabalho 
19h Apresentação de artístico-cultural. 

11 de Maio de 2018 

08h Alinhamento das ações do dia anterior 
09h Palestra: Bembé do Mercado Patrimônio Cultural e Turismo Étnico SETUR;
09h30 Palestra: Ações Patrimoniais ligados aos vegetais e terapêuticas em terreiros de candomblé – UESC 
10h Intervalo 
10h30 Exposição dos debates por Grupos de Trabalho 
12h às 14h Almoço 
14h às 17h Grupos de Trabalho (Exposição dos debates por grupo Grupos de Trabalho)
17h às 18h Sistematização
19h Encerramento Solene
20h Programação Cultural Bembé do Mercado – A festa O Bembé do Mercado, que neste ano será realizada de 09 a 13 de maio, é uma grande celebração da cultura negra que acontece desde o final do século XIX quando um grupo de negros reuniram-se em praça pública para comemorar a Abolição da Escravatura, no município de Santo Amaro da Purificação. Além dos rituais religiosos, acontecem apresentações de capoeira, maculelê, samba de roda, nego fugido, puxada de rede e um grande cortejo. As manifestações, que tem a sua culminância com a entrega dos presentes presente à Mãe d’Água, na Praia de Itapema, unem música e teatro num resgate à cultura dos antepassados africanos que viveram na região.

ASCOM/IPAC