Foto: Divulgação
Matéria de Paulo Leal
Uma das apostas do PT para renovar o cenário político da capital baiana, nas eleições desse ano, é o jovem mobilizador Cultural, Rafael Manga. Militante também da área social e do movimento estudantil, aos 27 anos, Manga tem uma vasta contribuição para o cenário cultural soteropolitano e chega para o pleito com o apoio do Olodum.
“Acredito que a Cultura é um instrumento eficaz para a transformação social. Democratizar o acesso a ela, valorizar as culturas populares de bairro, investir na produção cultural local são também opções para elevar a qualidade de vida e diminuir as desigualdades nas comunidades de Salvador”, afirma o pré-candidato a vereador.
Para o presidente do Olodum, João Jorge, a prioridade da entidade é apoiar pré-candidatos negros, alinhados com o trabalho sócio-cultural feito pela Escola Olodum: “Rafael foi nosso aluno, já cantou conosco e é um nome importante para a nova política. Juntos, podemos construir projetos culturais e educacionais, envolvendo a Escola e os bairros que ele atua”.
Na sua primeira disputa eletiva, Rafael Manga conta também com a “benção” da deputada Luiza Maia (PT), autora da Lei Antibaixaria. “A política passa por uma crise e precisamos apostar no novo, na juventude engajada politicamente. Por isso, apoio Rafa para uma vaga no Legislativo da capital”, defende a parlamentar.
Rafael Manga tem base na região da Estrada das Barreiras, Cabula, onde mora. É diretor de Comunicação do Fórum de Legisladores Culturais da Bahia, estuda Publicidade e Propaganda, foi cantor da Escola e do Bloco Afro Olodum e quatro vezes campeão do Festival de Música e Artes do Olodum. É fundador da AJUNA, da Associação Cultural Calhandra e tem forte atuação no teatro alternativo de Salvador.