(ed. Casa de Palavras-FCJA, Brasil, 2006)
É a primeira e única Biografia-Ensaio no Brasil sobre Zélia Gattai, memorialista de origens italianas, esposa do escritor Jorge Amado. "... Livro leve, delicioso, bem escrito que nos pega da primeira à ultima pagina, num folego só..." escreve Jorge Portugal na sua resenha (Jornal A Tarde, 28/2/2012).
Contém, entre outras coisas, uma longa entrevista que Antonella Rita, italiana e biografa de Zélia, realizou em exclusiva em 2004 e um Dvd. A obra literária possui o Elogio da Câmara da Cultura da Bahia na pessoa do historiador prof. Luis Henrique Dias Tavares, o reconhecimento da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro e da Academia de Letras da Bahia.
Na Europa foi lançada na Itália no CEB da Embaixada do Brasil em Roma com a introdução do Embaixador Adehmar Bahadian e do jornalista escritor italiano Gianni Minà. Antonella Rita Roscilli è brasilianista, jornalista, pesquisadora e tradutora. Publicou no Brasil um outro livro sobre Zélia Gattai, além de varias conferencias no Brasil e na Europa. Na Itália è Diretora de "Sarapegbe", Revista de Cultura e Sociedade do Brasil, Africa e outros Mosaicos, site www.sarapegbe.net
É membro correspondente da ALB e do IGHB. Este livro foi lançado na ocasião dos 90 anos de Zélia Gattai, à presença dela, na FJCA. Em Salvador encontra-se em varias livrarias entre as quais a da Fundação Casa de Jorge Amado.