quinta-feira, 10 de julho de 2014

NOITE PARA CLEMENTINA: TRANS FORMANDO QUELÉ


Tributo chega a sua terceira edição e abre a Semana da Mulher Negra, com Juliana Ribeiro, Grupo Barlavento e convidados. O Cine Teatro Solar Boa Vista será mais uma vez palco da noite em homenagem a Clementina de Jesus. Dia 19 de julho, a partir das 18h30, Juliana Ribeiro e Grupo Barlavento serão os anfitriões da festa que terá exibição do filme de Werinton Kermes, muitos artistas do samba baiano e performances transformistas para saudar a Diva em seu 27º aniversário de morte. 

O evento calendarizado abre a Semana da Mulher Negra promovida pelo espaço cultural da Secretaria de Cultura da Bahia, situado no Engenho Velho de Brotas. A noite de sábado no Solar Boa Vista será iniciada com a exibição do filme Rainha Quelé, que tem a participação de grandes nomes da música brasileira como Martinho da Vila, Leci Brandão e Paulinho da Viola. Em seguida, o Grupo Barlavento sobe ao palco para apresentar os sambas de roda do seu mais novo show, Mariscada na Roda, e recebe Juliana Ribeiro para cantarem juntos clássicos do repertório de Clementina. Juliana pega o bastão de ouro e segue convidando outros artistas para cantarem em homenagem à vida e obra de Quelé.

A cantora e pesquisadora, que assina a direção artística do evento em sua terceira edição, convida também ao palco três artistas transformistas para performances surpreendentes e aposta na inovação para perpetuar as tradições. “A beleza de Clementina está em sua capacidade de trazer a ancestralidade da canção afro-brasileira para a contemporaneidade e continuar emocionando nos dias atuais”, enfatiza a idealizadora do tributo. 

Transformando Quelé promete ser uma noite multiartística com muito samba, corimas, jongos, pontos, cinema, performances e encontros memoráveis. Juliana e Barlavento dividem o palco com Grupo Botequim, Walmir Lima, Mazzo Guimarães, Luciano Bahia, Sambatrônica, Edil Pacheco, Vércia Gonçalves, Carlos Barros, Lia Chaves, Rita Bráz, Glória Terra, Chita Fina, Marília e Sueli Sodré, Tonho Matéria e Grupo Tapuia. 

Além dos artistas transformistas Valerie O’ hara, Fera Sunshine e Afonso Oliveira. 

SERVIÇO “NOITE PARA CLEMENTINA: TRANS FORMANDO QUELÉ”
Homenagem aos 27 anos de morte de Clementina de Jesus 
Quando: 19 de julho de 2014 
Horário: 18h30 
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas)
Entrada: Gratuita (os artistas estarão recebendo a doação voluntária de 2 pacotes de leite em pó para ajudar o Projeto Salvador, instituição beneficente situada na Estrada de São Lázaro) 

PROGRAMAÇÃO 

18h30 - Filme Rainha Quelé, do diretor paulista Werinton Kermes; 19h30 – Mariscada na Roda (Samba de roda); 20h30 - Juliana Ribeiro, Grupo Barlavento, Performances Trans e Convidados. 

OS ANFITRIÕES 



JULIANA RIBEIRO 

Juliana Ribeiro é uma artista expoente no cenário da música da Bahia. Neste Verão de 2014, foi nome marcante na programação cultural da cidade. Esteve à frente do projeto Amarelo-Verão, que, realizado pelo terceiro ano consecutivo, reuniu um público numeroso no Largo Pedro Archanjo, em cada um dos três sábados que levou música, teatro e dança ao Pelourinho, além de diversos artistas convidados.

No Carnaval, Juliana Ribeiro foi atração da folia como puxadora dos blocos Milenar e Sowetto e desfilou ao lado de Riachão na Mudança do Garcia. A artista também brilhou no palco do Largo do Pelourinho na terça-feira do Carnaval, à frente do projeto Pipoca Black, ao lado de Márcia Short e Érico Brás. 

De musicalidade inquieta e atuante, foi indicada, em 2012, ao 23° Prêmio da Música Brasileira na categoria melhor álbum com seu CD de estreia, Amarelo. Além de formação técnica em canto lírico pela UFBA, a artista cursou também a Faculdade de Canto Popular da UNICAMP. 

Assim revelam-se os doze anos de carreira da cantora, compositora e historiadora baiana que direciona sua trajetória através da pesquisa musical, focada nas manifestações culturais. 



GRUPO BARLAVENTO 

Fundado em 2007 por Davizinho de Mutá e Hamilton Reis, após o término do Grupo Barravento, que durou aproximadamente 15 anos, o Grupo Barlavento tem como proposta principal divulgar e preservar o autêntico samba de roda baiano. 

Os artistas acabam de lançar seu mais novo single – Quintal do Miranda, título do próximo trabalho que se encontra em fase de pré-produção e terá a direção musical de Jonga Lima e Júlio Caldas. Mariscada na Roda é o show do segundo trabalho autoral do grupo. As canções genuínas tratam da alegria nas rodas-de-samba, das comidas típicas da baía de todos os santos ou descrevem cenários à beira mar que contam histórias do cotidiano de uma vila de pescadores. Toda a riqueza cultural de uma região temperada em bem-sucedidas composições e cantigas seculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário